"Os mitos e lendas foram passados de forma oral durante aproximadamente mil anos antes de serem escritos nos primeiros livros como Shui Jing Zhu - Comentários sobre o Pergaminho da Água, descreve mitos, magia e religião da China Antiga e Shan Hai Jing - Pergaminho da Montanha e do Mar, documenta geografia, história e lendas associadas."
"A mitologia da criação dos primeiros seres humanos foi atribuída a Shangdi, ao Céu, a Nüwa, a Pan Ku ou Yu Huang. Nüwa, que pode ter recriado ou criado a humanidade, tinha por companheiro (irmão e marido) Fu Xi. São representados por criaturas metade-serpentes e metade-humanas; Pan Ku foi o primeiro ser consciente e criador, emergido de um ovo chocado por 18 mil anos. Pan Ku separou o Yin e o Yang com um golpe de seu machado. O Yin, mais pesado, afundou e transformou-se na Terra, enquanto o Yang, mais leve, elevou-se para formar os céus."
"As divindades podem ser de origem Taoísta ou Budista. Eis algumas:
- Os Três Puros: representam os princípios supremos;
- O Imperador de Jade: governante supremo e um dos Quatro Imperadores;
- Xi Wangmu: Rainha Mãe do Oeste, detém o segredo da vida eterna e a entrada para o paraíso;
- Kuan Yin: deusa da compaixão e piedade;
- Hotei: divindade budista popular, da alegria e da fortuna;
- Dizang: é aquele que salva da morte;
- Yanluo: governante do inferno."
"Algumas Criaturas Mitológicas:
- Dragão Chinês: é a mais poderosa e divina criatura, sendo o regulador de todas as águas;
- Fenghuang: a fênix chinesa;
- Jian: ave mítica que tem um olho e uma asa. Representa o marido e a mulher."
É a deidade universalmente amada pela tradição budista.
"Kuan Yin tem uma forte conotação com Maria, mãe de Jesus e com Tara, deusa Tibetana. O dragão é um símbolo muito antigo para alta espiritualidade, a sabedoria, a força e os poderes divinos de transformação. A deusa é caracterizada como fonte e alimento de todas as coisas. Totalmente pura e amorosa, fica relutante em castigar ou afligir pessoas. Indivíduos condenados a penitências terríveis podem atingir renascimento e renovação simplesmente chamando as graças dela."
Esse foi um resumo da mitologia chinesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário