PLATÃO
Bom gnt esse assunto é bem extenso, eu porei só o resumo mas é sempre bom vo6 darem mais uma aprefundada tá? bons estudos...
Platão nasceu em Atenas no ano 427 a. C. e morreu em 347 a.C. Foi o discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles. Era filho de uma nobre família ateniense e seu nome verdadeiro era Arístocles. Seu apelido de Platão foi devido à sua constituição física e significa “ombros largos”. Após a morte do seu mestre Sócrates, Platão fez muitas viagens, ampliando sua cultura e suas reflexões. Por volta de 387 a.C., Platão fundou sua própria escola de filosofia, nos jardins construídos pelo seu amigo Academus, o que deu à escola o nome de Academia. É uma das primeiras instituições de ensino superior do mundo Ocidental. Segundo Platão, os sentidos só podem nos fornecer o conhecimento das sombras da verdadeira realidade, e através deles só conseguimos ter opiniões, um conhecimento imperfeito das coisas. O conhecimento verdadeiro se consegue através da dialética, que é a arte de colocar à prova todo conhecimento adquirido, purificando-o de toda imperfeição para atingir a verdade. Cada opinião emitida é questionada até que se chegue à verdade. Para Platão, o verdadeiro conhecimento está no mundo das Idéias. Um de seus textos mais interessantes é a Alegoria da Caverna. Nesse texto Platão faz uma tentativa de explicar a condição do filósofo, ou seja, o papel daquele que busca levar os seus companheiros ao conhecimento da verdade. Platão descreve que; há homens presos, desde meninos, por correntes nos pés e no pescoço, com o rosto voltado para o fundo da Caverna. Próximo à entrada da caverna desfila-se com muitos objetos diferentes, cujas sombras são projetadas pela luz do Sol na parede do fundo. Os prisioneiros contemplam as sombras, pensando tratar-se da realidade, pois é a única que conhecem. Um dos prisioneiros consegue escapar, e, voltando-se para a entrada da caverna, num primeiro momento tem sua vista ofuscada pela luz intensa, mas aos poucos ele se acostuma e começa a descobrir que a realidade é bem diferente daquela que ele conheceu a vida toda, por meio das sombras. Esse homem se compadece dos companheiros da prisão e volta para lhes anunciar aquilo que contemplara. Ele é chamado de louco e é morto pelos companheiros.
Essa alegoria pode ser interpretada assim:
Prisioneiros: todos nós
Caverna: nosso mundo sensível
Sombras: conhecimento conquistado pelos sentidos
O mundo iluminado pelo sol: mundo das idéias puras e perfeitas.
O homem que descobre a verdade: Platão parece estar se referindo a Sócrates que foi condenado à morte por ter se preocupado em conhecer e ensinar a verdade.
Platão escreveu quase toda sua obra na forma de diálogos. A República é uma de suas principais obras. Divide-se em 10 livros. É um dos mais importantes tratados de Ciência Política, Teoria do Estado e Educação onde idealizou um Estado dividido em três classes principais.
Principais lemas de Platão: "Só quem sabe Geometria pode entrar na Academia"
Pensamento político: "Cada um deve atender as necessidades da cidade naquilo pelo qual a sua natureza esteja mais dotada".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
►
2016
(3)
- ► 03/27 - 04/03 (3)
-
▼
2010
(28)
- ► 05/02 - 05/09 (1)
-
▼
04/25 - 05/02
(14)
- trabalho n° VI
- 2° semana de aula- Aula 3/ Artigo 5 (ESTOICISMO)
- 2° semana de aula- Aula 3/ Artigo 4 (ECLETISMO)
- 2° semana de aula- Aula 3/ Artigo 3 (CETICISMO)
- 2° semana de aula- Aula 3/ Artigo 2 (EPICURO)
- 2° semana de aula- Aula 3/ Artigo 1 (ARISTÓTELES)
- trabalho n° V
- 2° semana de aula- Aula 2/ Artigo 4 (PLATÃO parte II)
- 2° semana de aula- Aula 2/ Artigo 3 (PLATÃO)
- 2° semana de aula- Aula 2/ Artigo 2 (DEFESA DE SÓC...
- 2° semana de aula- Aula 2/ Artigo 1 (SÓCRATES)
- trabalho n° IV
- 2° semana de aula- Aula I/ Artigo 2 (OS sofistas)
- 2° semana de aula- Aula 1/ Artigo 1 (filósofia pré...
- ► 04/18 - 04/25 (11)
- ► 04/11 - 04/18 (1)
- ► 04/04 - 04/11 (1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário